A telemetria no setor agrícola é utilizada em sistemas embarcados de coleta de informações, sendo capaz de capturar dados importantes e auxiliar no acompanhamento de operações da fazenda de forma a tornar mais eficiente e produtiva a produção agrícola.
Sendo parte de uma das ferramentas utilizadas na agricultura de precisão, a tecnologia oferece ao produtor rural mais economia, otimização dos processos, redução de custos e maior produtividade.
O conceito de telemetria é a medição das coisas. O termo refere-se a comunicação remota de um objeto, utilizando um sistema de monitoramento para a coleta, armazenamento e distribuição da informação. Tendo portanto, uma forte correlação com a Internet das Coisas (IOT).
É possível realizar a leitura de dados, obter alertas personalizados, assim como operar comandos de forma 100% remota e automatizada. Dessa forma, podemos afirmar que essa tecnologia permite o levantamento de métricas onde após coletadas, são envidadas para uma rede, para serem processadas, armazenadas e transmitidas para um operador ou sistema autônomo.
Quer saber mais e como ela é utilizada em campo? Veja a seguir!
ENTENDENDO O FLUXO DE CAPTURA e TRANSMISSÃO DE DADOS
Fluxograma elaborado por Agrosolutions
EXEMPLOS PRÁTICOS DE USO NA AGRICULTURA E PECUÁRIA
Nos últimos anos o acesso dos produtores às novas tecnologias e inovações, tem sido cada vez mais fácil e constante sendo telemetria um dos mais recentes passos na agricultura de precisão.
Na agricultura, podemos encontrá-la nas estações meteorológicas para a coleta de dados sobre o clima (temperatura e umidade do ar, direção e velocidade do vento, quantidade de chuva), na irrigação (com sensores de umidade do solo por área e controle da vazão de água em pivôs ou gotejadores), na pulverização (com a medição da pressão e vazão de bicos), e também embarcada nas máquinas agrícolas.
Assim, é possível por exemplo, obter mapas das atividades realizadas, entendendo a uniformidade de aplicação de um defensivo ou mesmo a sobreposição de áreas, a velocidade média do trator que aplicou o produto, além de cruzar com o levantamento das condições climáticas, entre tantas outras informações relevantes.
A pecuária de precisão também faz usos interessantes dessa tecnologia para garantir as boas práticas de manejo e trato, otimizando custos e aumentando a produtividade, além de monitorar os impactos ambientais e sociais na produção de proteína.
Por exemplo, podemos citar o uso de chips RFIDs implantados no brinco dos animais, permitindo-nos monitorar por onde ele passou, bem como auxiliar na contagem do número do rebanho ou ainda na pesagem de cada animal individualmente (balanças/bastões equipados com essa tecnologia são capazes de automatizar todo o processo). Em casos mais avançados temos ainda o uso de coleiras em bovinos, capazes de monitorar o nível de stress do animal, tempo de ruminação ou ociosidade bem como indicar períodos de cio, fornecendo ao zootecnia insights importantes para tomada de decisão.
A IMPORTÂNCIA DA TELEMETRIA NAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Operando de forma remota, seu sistema pode ser embarcado em máquinas agrícolas, tais como tratores, pulverizadores e colheitadeiras.
Essas e outras informações são levantadas e enviadas em tempo real, para um computador de bordo ou ainda sistemas remotos, para serem analisadas e para que o produtor possa intervir com agilidade em alguma atividade ou processo.
O levantamento online desses dados de operação permite uma melhor tomada de decisão, melhora o rendimento e desempenho das operações, gerando economia de tempo, combustível, manutenção e maior produtividade por hora.
Vale lembrar que quantos mais dados coletados, melhor será a análise e resultado final, uma vez que os algoritmos embarcados nessas soluções vão aprendendo com o tempo e ajustando seus parâmetros e limites de eficiência. Quanto mais dados, melhor a análise.
Dessa maneira, é importante que o produtor esteja atento a essas novas tecnologias para montar uma estrutura preparada a fim de melhorar o desempenho de cada atividade agrícola.
Através da telemetria o produtor pode acompanhar tudo o que acontece em campo. É possível fazer um raio X da lavoura e assim melhorar o desempenho das operações, aumentar a produtividade e reduzir custos, visto que dependendo do equipamento é possível levantar dezenas de dados em apenas uma operação. Sendo possível acompanhar de longe as informações levantadas, tomar decisões mais assertivas.
Veja a seguir algumas informações que podem ser coletadas através da telemetria em máquinas agrícolas:
- Localização (GPS) e trajeto;
- Altitude
- Gestão de manutenção;
- Identificação do motorista;
- Alertas;
- Consumo de combustível/energia;
- Temperatura do motor e do óleo,
- Pressão do óleo do motor;
- Velocidade atual;
- Rotação por minuto (RPM);
- Horas de equipamento ligado;
- Tempo de autonomia
- Locais e tempos de parada ou manobras;
- Relatórios de produtividade;
- Entre outros.
Hoje em dia já é possível encontrar nas grandes máquinas como colheitadeiras de grãos, pulverizadores, plantadoras e tratores essa tecnologia já embarcada. E, mesmo que você tenha uma máquina que não venha de fábrica com essa tecnologia, muitas montadoras ou integradores oferecem ao produtor a possibilidade de customizar suas máquinas com as tecnologias da agricultura de precisão, incluindo a telemetria.
Além da utilização nas máquinas esse tipo de tecnologia é um grande beneficiador da manutenção preventiva dessas máquinas.
Através das informações e do acompanhamento contínuo é possível, por exemplo monitorar o motor e verificar a possível revisão e troca das peças. Por exemplo, um trator pode ter uma falha de motor, por falta de lubrificação e/ou alta temperatura. Ele está em operação e teve um superaquecimento. O produtor recebe um alerta do que aconteceu e porque houve o superaquecimento, além disso ele pode intervir remotamente e cortar o funcionamento da máquina. Fácil de usar, como um APP de celular de maneira intuitiva, rápida e prática.
Sendo assim, o produtor entende melhor como suas máquinas funcionam, tendo em sua fazenda máquinas inteligentes e efetivas.
VANTAGENS DA TELEMETRIA NAS MÁQUINAS AGRÍCOLAS
A telemetria tem oferecido muitas vantagens para o produtor, através de informações precisas e relevantes. Veja a seguir algumas delas:
- Gestão de frota: É possível ter uma melhora da gestão da frota através de informações que definem uma visão geral do que acontece com as máquinas e os condutores, além da otimização dos processos, rotas, melhor prazo de entrega.
- Redução de custos: Auxilia na redução de custos, onde o consumo de combustível pode ser consideravelmente reduzido, além da manutenção das máquinas que é feita de maneira mais preventiva e assertiva.
- Decisões mais assertivas: Com uma coleta de informações detalhadas e relevantes o produtor se torna mais capacitado para uma tomada de decisão mais rápida e assertiva. Por exemplo, você pode obter um ranking dos melhores motoristas, ou ainda de desempenho por marca/fabricante desses equipamentos.
- Aumento da produtividade: Uma das principais vantagens, é aumentar a produtividade. Através dessa tecnologia é possível melhorar a gestão, reduzir custos, e melhorar as condições de produção agrícola proporcionando uma maior produtividade.
O uso de um sistema integrado na análise de dados
De acordo com a necessidade de cada produtor, uma vez adquirido o hardware desejado, por meio de integrações via APIs (Application Programming Interface), muitas vezes é possível integrá-lo a sistemas terceiros para uma análise e gestão centralizada.
Por exemplo, o sistema da Agrosolutions possui uma integração nativa com sistemas de Telemetria (GPS). Portanto, ao contratar um serviço de rastreabilidade de tratores, máquinas e/ou veículos, junto a algum de nossos parceiros, é possível receber as informações coletadas diretamente em nosso sistema e alimentar as 'Ordens de Serviço (OS)', com as informações reais da operação realizada ou em andamento, tais como: veículo e implemento utilizado, motorista, distância e área/lavoura percorrida, consumo de combustível, bem como consultar o caminho percorrido.
Garantindo assim uma maior agilidade no lançamento das informações, evitando erros operacionais de lançamentos manuais e armazenando uma evidência real da operação cadastrada. Para saber mais sobre nossas integrações, entre em contato com nosso suporte.
CONCLUSÃO
Por fim, podemos concluir que a telemetria é uma das ferramentas da agricultura de precisão que oferecem ações para melhorar a gestão não só das máquinas agrícolas e mas da fazenda como um todo.
A conectividade da fazenda é um dos principais fatores para que o produtor esteja inserido em um ambiente mais tecnológico utilizando inovações para otimizar processos e qualificar as operações agrícolas proporcionado redução dos custos, aumento da produtividade e tomadas de decisões mais assertivas, visto que novas tecnologias já estão presentes no mercado para oferecer soluções de melhor desempenho e produtividade em campo.
Quer saber mais sobre esse assunto?
Veja nossos posts sobre: