A criação de softwares específicos para cada atividade tem sido um dos maiores avanços da tecnologia no campo e o produtor rural não precisa mais buscar essas novidades lá fora, o Brasil tem se mostrado muito eficiente no desenvolvimento destes programas, feito sob medida.

Existem softwares específicos para o agricultor monitorar constantemente a sua produção, seja através de drones, imagens de satélite e sistemas georreferenciamento em geral.

Mas por que você precisa de um software? Esses programas são capazes de facilitar a análise de informações importantes para o gerenciamento das suas propriedades rurais. Dessa forma você economiza tempo e consegue se organizar melhor para controlar suas áreas de produção.

É pensando nisso que várias empresas estão desenvolvendo diversos programas para melhoria da utilização do georreferenciamento. Alguns possibilitam analisar imagens de cobertura vegetal do solo, classificando-as e possibilitando a quantificação de alterações e geração de mapas temáticos. Através do software você pode, por exemplo, verificar e quantificar falhas em linhas de plantio, ou ainda, reconhecer nematóides ou plantas invasoras nas áreas plantadas por meio das diferenças das cores na imagem obtida e providenciar medidas corretoras antes que o problema se torne ainda maior para a sua produção.

Outros sistemas, por sua vez, realizam a coleta geo-referenciada de dados e imagens com precisão para amostragens e inspeções nas suas áreas de interesse. Dessa forma, é possível acompanhar a situação atual de partes específicas das lavouras da sua propriedade bem como a execução de tarefas com mais precisão. 

Um sistema de gestão completo e eficiente permite, portanto que você insira os dados coletados, os quais se transformam em informações centralizadas e relevantes à tomada de decisão. Facilitando a gestão da fazenda, otimizando a produção e consequentemente os resultadoes financeiros da operação.

Sobre o autor

Lívia Amaral
Estudante de Economia na Universidade Federal de Uberlândia. Marketing e Comercial da Agrosolutions.

Compartilhar:
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

Veja também!