Fortalecer mulheres no agro também é nosso compromisso. Conheça projetos e eventos que têm feito a diferença.


Mudar o mundo também através da equidade de gênero não é mais novidade para muitas pessoas, e em diversos âmbitos da sociedade.

Prova disso está em números: a 7ª Pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) aponta que, em 2013, as mulheres ocupavam postos de comando em apenas 10% das propriedades rurais do país, número que saltou para 31% em 2017, ou seja, quase 1/3 das fazendas possuem mulheres no gerenciamento.

Sem dúvida, muitas passam por dificuldades, como aponta pesquisa da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). O levantamento traz respostas de mais de 300 mulheres que, em sua maioria, atuam na agropecuária nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e conclui que embora as mulheres no agro estejam satisfeitas com a atuação no setor, 71% delas consideram ter enfrentado problemas por questões de gênero.

Elas relatam sentir dificuldades para serem ouvidas ou ascender profissionalmente, mesmo que sejam capacitadas para isso, considerando que segundo a pesquisa, 60% das entrevistadas têm curso superior.

Assim, é mais do que necessário nos posicionarmos a respeito e apoiarmos iniciativas que insiram mulheres no agro. Não somente em datas comemorativas, como em 8 de Março onde comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Mas e depois? O assunto mulheres no agro ainda vale? Com toda certeza.

Um belo exemplo é o de duas produtoras de soja e milho do estado de Goiás que criaram uma rede de fortalecimento e capacitação de mulheres que atuam no agronegócio, a União das Mulheres no Agro (UMA). A iniciativa vem de um projeto local para mulheres no agro, já realizado na cidade de Mineiros-GO, que agora se estende para todo o Brasil, sobretudo no formato digital, acelerado devido a pandemia da Covid-19. Juntas elas transformaram em iniciativa alguns elementos como: aplicação de tecnologias no campo, a presença das mulheres no agro, o enfrentamento de um período de crise e muita união, sendo assim, cursos, palestras, conteúdos de capacitação, notícias e interação/networking são oferecidos por meio de cadastro gratuito na plataforma.

Até mesmo empresas têm sido criadas com este propósito de inserir e fortalecer mulheres no agro. É o caso da AgroMulher que atua na produção de conteúdo para o desenvolvimento pessoal e profissional liderado por mulheres do agronegócio, a rede digital também promove workshops, palestras e cursos.

Destacamos também o tradicional Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) que vai para sua 5ª edição neste ano com o tema “Mulher Brasileira: A Voz Global”, priorizando a relevância feminina para o avanço inovador, rentável, sustentável e ético do agronegócio, com foco no papel da Mulher no Agronegócio Brasileiro. O encontro reúne mulheres do setor de todo o país para troca de ideias e experiências e está com inscrições abertas.


Durante o mês de março a agrosolutions produziu conteúdos sobre mulheres no agro, abrindo, espaço para algumas de nossas clientes compartilharem suas vivências, veja o depoimento de nossa cliente:


A agrosolutions apóia o crescimento das mulheres no agro! Que a participação e iniciativas como essas sejam cada vez maiores!

Sobre o autor

Gabriela Brack
Formada em Jornalismo, com 5 anos de experiência em jornal impresso e, mais recentemente, como redatora publicitária e produtora de conteúdos web. Gabriela faz parte da diretoria e edição da Revista ComTempo, um projeto independente. Também foi finalista do 9° Prêmio ABAG/RP de Jornalismo, com a reportagem "A terra da laranja? É aqui!".

Texto revisado e adaptado por Eduardo Rezende.

Compartilhar:
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

Veja também!