ILPF: Uma Iniciativa Sustentável

Com o avanço de novas técnicas de manejo do solo, da produção e da crescente preocupação da população com a sustentabilidade, a prática de ILPF vem ganhando cada vez mais força e por isso decidimos escrever um artigo sobre o tema.

O que é ILPF?

A sigla significa Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta e como o nome indica, ILPF é uma integração entre diferentes sistemas de produção, incluindo lavouras, pecuárias e florestas, que ocorre em uma mesma área.

O ILPF pode ocorrer em diferentes formas:
• Cultivo consorciado: quando o produtor produz dois ou mais sistemas simultaneamente;
• Sucessão de culturas: quando o produtor estabelece duas ou mais produções em sequência, na mesma área;
• Em rotação: quando diferentes espécies são produzidas no mesmo local e na mesma estação do ano, seguindo um planejamento.

Essa integração busca aumentar os patamares de produtividade, otimizar o uso da terra e minimizar o impacto ao meio ambiente.

Tipos de integrações

Quando se trata de ILPF, existem 4 tipos de manejos mais comuns, são eles:

1. Integração Lavoura-Pecuária: Também conhecida como ILP ou sistema Agropastoril, é uma forma que integra componentes agrícolas e pecuários. Como por exemplo, a “Frutiovinocultura”, consórcio entre a criação de ovinos e o cultivo de frutas como a laranja ou limão.

2. Integração Lavoura-Floresta: Pode ser chamada também de ILF ou sistema Silviagrícola, se trata da produção e integração de espécies arbóreas e cultivos agrícolas.

Como por exemplo o cultivo de “café sombreado” técnica antiga e muito utilizada na Colômbia, Costa Rica, Guatemala e El Salvador. Os benefícios são: otimização da área e recursos, redução de mato na lavoura e bom desempenho do café no período da seca. Embora a produtividade do cafezal seja menor a rende obtida com uma outra cultura, como a banana ou a pupunha, pode valer à pena.

Café sombreado

3. Integração Pecuária-Floresta: Também conhecida como Silvipastoril, esse sistema integra produções pecuárias e florestais, geralmente utilizando o método de consórcio. Como por exemplo, criar gado de corte em uma lavoura de eucalipto existente (com árvores resistentes o suficiente).

4. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: Conhecida como ILPF ou sistema Agrossilvipastoril, é o tipo de produção que integra todos os componentes já citados acima: agrícola, pecuária e floresta.

Conclusão

Escolher uma das modalidades de integração, entretanto, vai além de somente analisar seus pontos qualitativos: é necessário também se ater aos fatores regionais que podem intervir na implantação desses sistemas. Além de dar atenção a quesitos regionais, para manter uma integração ILPF é necessário dispor de uma boa estratégia e planejamento que garantam o funcionamento desta abordagem.

O impacto da integração agrícola, pecuária e florestal no solo vai desde a otimização e intensificação na fixação de nutrientes do solo, até uma melhora na qualidade e conservação do solo. Além disso, possui um cunho sustentável bastante alto devido a economia de áreas desmatadas para a produção de diversos produtos; manutenção da biodiversidade e até mesmo melhoria do bem-estar animal, devido a ambientação e conforto térmico.

Por conta de tantos fatores positivos ao solo e aos cultivos, também há uma melhoria significativa na qualidade do que é produzido. Por último, mas não menos importante, o sistema de ILPF também reduz a sazonalidade do uso de mão de obra e gera mais empregos diretos e indiretos.

O ILPF é uma forma interessante de lidar com diversos problemas presentes no cultivo de animais e lavouras que trás avanços para essa área e continua crescendo desde que foi implementado.

Continue acompanhando o nosso blog e descubra mais sobre tecnologia, técnicas de manejo e sustentabilidade!

Sobre o autor

Eduardo Rezende
Formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pós graduado em Consultoria Empresarial pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Eduardo tem mais de 10 anos de experiência no mercado de TI atuando como consultor de projetos em grandes empresas nacionais e internacionais. Eduardo também é produtor rural e diretor na agrosolutions.

Compartilhar:
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

Veja também!